Dia Internacional do Microrganismo 2018

À semelhança de 2017, o “Dia Internacional do Microrganismo 2018/International Microorganism Day 2018” (IMD 2018) é celebrado no dia 17 de setembro. Este ano, a celebração ocorre em Portugal e na Europa, focado em dois tópicos unificadores: “Os Microorganismos e o Fascínio pelo Invisível” e “Os Microrganismos, a Bioeconomia e o Desenvolvimento Sustentável”.

O objetivo deste dia é divulgar e promover a Microbiologia como área de atividade profissional e consciencializar os jovens e a sociedade em geral para o papel essencial que uma multidão invisível de seres vivos muito diversos desempenha na nossa saúde, ambiente e qualidade de vida, bem como para as suas potencialidades biotecnológicas.

As atividades do IMD 2018 em Portugal estão a ser organizadas pela Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM), este ano no Instituto Superior Técnico (IST), em colaboração com a Ordem dos Biólogos, a Agência Ciência Viva, a Sociedade Portuguesa de Ecologia e com o alto patrocínio da Comissão Nacional da UNESCO-Portugal. Contamos ainda com a colaboração da Rede Nacional de Recursos Microbiológicos e a Sociedade Espanhola de Microbiologia. As atividades estão a ser organizadas em articulação com várias unidades académicas e de investigação no País, nomeadamente ligadas à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), assim como com diferentes Centros de Ciência Viva espalhados pelo continente. Na Europa, são promovidas por várias Sociedades de Microbiologia associadas à FEMS (Federation of the European Microbiology Societies) que, com a European Culture Collection Organization (ECCO) e a International Society for Microbial Ecology (ISME) patrocinam o evento.

A sessão de abertura terá início às 9h30 no Salão Nobre do IST de acordo com o programa. Paralelamente, terão lugar outras actividades dispersas por escolas, câmaras municipais e centros Ciência Viva, com o objetivo de descentralizar e assim chegar a um público alvo mais diversificado.

Todas as apresentações deste programa no IST serão transmitidas em streaming. No website bilingue https://internationalmicroorganismday.wordpress.com/ poderá encontrar toda a informação sobre as diversas comemorações que estarão em permanente actualização.