Mais de 300 participantes no Ecology Day em 2018

Em 2018, o Ecology Day contou novamente com o Alto-Patrocínio da Comissão Nacional da UNESCO. Estava previsto o aumento do número de entidades associadas e, desta forma, da escala de partilha dos objetivos da iniciativa. Este objectivo foi alcançado graças à colaboração de um maior número de parceiros, que permitiu a apresentação de um total de 25 actividades gratuitas e a consequente participação de cerca de 300 pessoas.

Além das unidades de investigação, associaram-se à iniciativa câmaras municipais, centros Ciência Viva, organizações não-governamentais de ambiente e pequenas empresas. A presença em contexto territorial aumentou, bem como a diversidade das actividades tendo-se registado workshops, tertúlias, debates e documentários.

Ao contrário da edição anterior, a oferta de actividades cingiu-se a um menor período de tempo, 5 dias, entre 12 e 16 de Setembro. É igualmente relevante referir que as actividades de ecologia microbiana e ecologia do solo, oferecidas no âmbito do Dia do Microorganismo – 17 de Setembro – não foram aqui contabilizadas, pelo que os números apresentados dizem respeito exclusivamente ao Ecology Day.

Relativamente à avaliação das actividades, a SPECO elaborou um questionário que permitiu caracterizar o perfil socio-demográfico dos participantes e inferir acerca da sua aprendizagem.

As entidades organizadoras, de uma forma geral, reconheceram que a celebração do Ecology Day representava uma oportunidade de disseminação de conhecimento. Relativamente à SPECO, foi destacada a iniciativa e disponibilidade, assim como o empenho no mapeamento das actividades e na sua divulgação. Porém, foi igualmente evidenciada a importância de difundir em maior escala as actividades, de forma a garantir a presença de participantes em todas. O entusiasmo e vontade para que a próxima edição do Ecology Day vá ainda mais longe foram amplamente partilhados. Espera-se assim poder constituir um programa passível de ser divulgado de forma atempada.

 

Consulte aqui o relatório da edição de 2018:

 

 

 

 

 

Os direitos de autor das fotografias das actividades do Ecology Day 2018 aqui apresentadas residem nas respectivas entidades organizadoras.