© Pedro Pinho
© Albano Soares
© Paula Gonçalves
© Rui Félix
© Paula Gonçalves
© Pedro Pinho

Ecologia on top

Ecology Day: 14 de Setembro 2017

O Ecology Day foi lançado, em 2016, pela Federação Europeia de Ecologia para realçar a importância da Ecologia, como ciência em evolução, capaz de desafiar a sociedade e a cidadania. A data escolhida, 14 de Setembro, corresponde ao dia em que Ernst Haeckel definiu, pela primeira vez, Ecologia.

Em 2017, a SPECO (Sociedade Portuguesa de Ecologia) lançou o desafio a todos os sócios para celebrar este dia com actividades várias que pudessem mostrar à sociedade o papel relevante que os investigadores da SPECO realizam em prol da Ecologia em Portugal. A proposta contou de imediato com o apoio da Comissão Nacional da UNESCO. Foram várias as iniciativas oferecidas de norte a sul do país, entre os dias 9 a 22 de Setembro, por diferentes centros de investigação: Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c), da Universidade de Lisboa, Centro de Ecologia Funcional (CFE), da Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Ambientais e Marinhos (CESAM), da Universidade de Aveiro, Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), nos pólos da Universidade de Lisboa e da Universidade de Coimbra. Esta iniciativa envolveu cerca de 30 investigadores e mais de 200 participantes, incluindo público em geral, famílias, estudantes do ensino superior e cientistas.

Ecology Day: Relatório de Actividades

Em 2016, ano em que se comemoraram os 150 anos da Ecologia como Ciência, a European Ecology Federation (EEF) estabeleceu, oficialmente, o 14 de Setembro para celebrar o Dia da Ecologia na Europa. O dia escolhido corresponde à data em que Ernst Haeckel definiu, pela primeira vez, Ecologia.

Em 2017, a SPECO lançou o desafio a todos os sócios para celebrar este dia com actividades várias que pudessem mostrar à sociedade o papel relevante que os investigadores da SPECO realizam em prol da Ecologia em Portugal. A proposta contou de imediato com o apoio da Comissão Nacional da UNESCO. Foram várias as iniciativas oferecidas de norte a sul do país, entre os dias 9 a 22 de Setembro, por diferentes centros de investigação: Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c), da Universidade de Lisboa, Centro de Ecologia Funcional (CFE), da Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Ambientais e Marinhos (CESAM), da Universidade de Aveiro, Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), da Universidade de Trás- os-Montes e Alto Douro e Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), nos pólos da Universidade de Lisboa e da Universidade de Coimbra, envolvendo, directa ou indirectamente, cerca de 30 investigadores.

As actividades oferecidas envolveram o público em geral, famílias, estudantes do ensino superior e cientistas, dependendo das datas em que foram inseridas, num total de mais de 200 pessoas. A divulgação foi realizada através do Facebook e Twitter da SPECO, para além da efectuada pelas próprias unidades de investigação. 

pdfLeia o Relatório de Actividades na íntegra 

Debate sobre a Reforma das Forestas no YouTube

O debate público "Conservação e Gestão da Floresta: Duas faces da mesma moeda", realizado em parceria com a Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais, no passado dia 22 de Maio de 2017,na Escola Superior Agrária de Coimbra, já está disponível na íntegra no canal YouTube da SPECO.

 

 

 

Debate sobre a Reforma das Florestas

Teve lugar no passado dia 22 de Maio de 2017, na Escola Superior Agrária de Coimbra, em Coimbra, o debate público "Conservação e Gestão da Floresta: Duas faces da mesma moeda", em parceria com a Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais. As conclusões resultantes do debate foram enviadas à Comissão de Agricultura e de Mar da Assembleia da República, para participação no processo legislativo sobre a Reforma das Florestas, ainda em curso.

Ecology Day

No dia 14 de Setembro celebra-se o Ecology Day em toda a Europa. A SPECO associa-se a esta iniciativa lançando o Dia da Ecologia em Portugal, convidando todas as organizações, centros científicos, escolas e outros, para se juntarem às celebrações, dinamizando iniciativas relacionadas com a ecologia.