Alterações climáticas: Aquecimento global e qualidade da água

Palestra e workshop

13 de Setembro, 14h30

Escola Superior de Saúde, Porto

 

      cisaimagem

  

As alterações climáticas são um fenómeno de larga extensão à escala mundial que resulta quer de causas naturais quer antropogénicas. De entre as alterações climáticas, a elevação da temperatura, tem sérias consequências na disponibilidade e na qualidade da água; estas alterações têm implicações em múltiplos setores, nomeadamente na saúde humana, na agricultura e nos ecossistemas.

A elevação da temperatura da água, as mudanças na precipitação e o aumento da quantidade de nutrientes, quando considerados em simultâneo, aumentam a probabilidade de proliferação excessiva de microalgas e de cianobactérias, e a ocorrência de toxicidade.

O aquecimento global, pode alterar a ecotoxicidade de pesticidas, metais pesados, detergentes, fármacos, tornando ainda mais acentuados os seus efeitos negativos quer nos organismos dos ecossistemas quer no homem.

Neste workshop e palestra, no âmbito do projeto ALTERA, serão abordados os efeitos do aumento da temperatura, resultante das alterações climáticas, na qualidade da água, quer para os organismos dos ecossistemas aquáticos quer para a saúde humana.

 

Dirigido aos Professores do agrupamento de Escolas Carolina Michäelis, no âmbito do projeto ALTERA

 

Mais informações: https://www.ess.ipp.pt/investigacao/centros-de-investigacao/cisa-centro-de-investigacao-em-saude-e-ambiente | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.