Cristina Máguas eleita Presidente da Federação Europeia de Ecologia

 

Cristina Máguas foi eleita, por unanimidade, para o cargo de Presidente da Federação Europeia de Ecologia (EEF). A eleição ocorreu a 30 de Outubro, em Bucareste, por ocasião da reunião do Conselho da EEF. O mandato terá início a 1 de Janeiro de 2019 e irá prolongar-se até 2022.

As 18 sociedades que compõem a EEF, representantes de 20 países, elegeram a actual Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO) para coordenar a rede europeia de ecólogos. Uma rede que transcende barreiras geográficas – tal como a Ecologia – para melhor unir e promover os cientistas e o trabalho que desenvolvem.

O novo cargo será acumulado com o de Professora Associada da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e de investigadora e Coordenadora Científica do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c). Como investigadora, o seu trabalho foca-se sobretudo na área da ecofisiologia de ecossistemas mediterrânicos e tropicais, com particular destaque para os fluxos de carbono e água através de análises isotópicas.

Cristina Máguas sucede a Alberto Basset, Presidente da Sociedade Italiana de Ecologia e Professor Catedrático da Universidade de Salento (Itália), que presidia a EEF desde 2015.