Mais informaçoes: info@speco.pt

16º Encontro Nacional de Ecologia

O ENE decorreu em Lisboa, a 9-10 de Novembro, na Reitoria da Universidade de Lisboa. O tema “Biodiversidade e Bem Estar Humano” pretendeu dar realce à ecologia como ciência integradora, que procura elucidar as intricadas relações entre seres vivos, o meio que os rodeia, e as funções que desempenham nos ecossistemas. 

Numa altura em que as sociedades são cada vez mais urbanas, que sentem e vivenciam o efeito das alterações globais, que vivemos mais anos mas, ainda, com baixa qualidade de vida, procurou evidenciar-se como a abordagem ecológica pode ser aplicada ao desenvolvimento de estratégias de mitigação baseadas em soluções naturais. Estes foram temas bastante discutidos durante os dois dias de encontro, tendo para isso contribuído também a qualidade das comunicações dos palestrantes convidados.

Os participantes foram, na sua maioria, jovens estudantes, mestres, doutorandos, doutores e investigadores de pós-doutoramento que usufruíram de momentos de discussão e deestabelecimento de colaborações, com investigadores seniores que participaram. Sendo a ecologia uma ciência em evolução, foi salutar verificar como é capaz de atrair gente tão jovem que colocou todo o seu entusiasmo e empenho durante estes dois dias. Embora tenham sido muitas as apresentações orais, foram também apresentados trabalhos sob a forma de painel. O incentivo a uma boa comunicação foi dado através da eleição do melhor painel avaliado por investigadores seniores e por todos os participantes. Se a qualidade científica é a mais importante e reconhecida num encontro científico como este, a comunicação dos dados obtidos é também um aspecto a valorizar e a promover. Foram por isso eleitos dois estudantes, um pela parte científica e modo criativo de apresentação de dados e outro pela forma atractiva com que mostrou o trabalho realizado.

Este encontro distinguiu-sede todos os outros por dois aspectos fundamentais. Primeiro, o lançamento da Sociedade Ibérica de Ecologia, anunciada em conjunto pelos presidentes da Associação Espanhola de Ecologia Terrestre e da SPECO. Uma Sociedade Ibérica de Ecologia é um projecto que vem já de há longos anos de conversações entre as duas sociedades de cada um dos lados da fronteira. Juntou-se a este grupo a Associação Ibérica de Limnologia fundada há 11 anos. O grande objectivo é o de relançar a Ecologia como ciência, capaz de responder aos desafios regionais e globais que os dois países enfrentam, e dese afirmar a nível internacional.

O segundo momento chave foi a atribuição dos Prémios de Doutoramento em Ecologia - Fundação Amadeu Dias, aos três classificados com a apresentação do seu projecto. Este prémio foi muito importante para a motivação dos estudantes para esta área do saber, particularmente quando a estes encontros são tantos os jovens que se apresentam.

Este Encontro ofereceu a todos os participantes dois momentos culturais, que decorreram no dia 11de Novembro. Uma visita às exposições patentes no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, guiada por Raquel Barata, bióloga doutorada e técnica domuseu, que encantou e motivou os participantes que ali ocorreram. De tarde, foi a visita à exposição Attero guiada por Lara Seixo Rodrigues, que explicou com detalhe, como Bordalo deu vida a diferentes animais selvagens construídos a partir de desperdícios.

Notícias

Iniciativas

Facebook

Prémios

Formação