Free-roaming cats (Felis silvestris catus) in urban environment (Porto, Portugal)

Os gatos errantes (Felis silvestres catus) que se encontram em ambiente urbano incluem os animais assilvestrados (sem dono), semi-vadios ou vadios (socializáveis com humanos) e domésticos (sem dono mas não confinados numa propriedade). Em meio urbano estes animais vivem tipicamente em grupos, que podem ser diretamente influenciados pela disponibilidade de recursos alimentares (oferecidos por humanos amigos dos gatos). Para além dos dados recolhidos por organizações não-governamentais de bem-estar animal, pouco é conhecido acerca dos gatos em ambiente urbano em Portugal. Este estudo tem como objetivo descrever e estimar o número e a densidade de gatos errantes e suas colónias na cidade do Porto e compreender a sua distribuição espacial neste habitat urbano. Três áreas diferentes dentro dos limites da cidade foram selecionadas para monitorizar, em três anos diferentes, gatos errantes. Observamos uma ampla distribuição de gatos errantes em cada área de estudo. No entanto, apenas foi identificado um reduzido número de colónias, a maioria ocupando áreas pequenas, com localização associada à existência de alimento e abrigo. Os riscos de saúde pública associados ao aumento do número de gatos errantes em ambiente urbano têm sido reconhecidos em outros países, mas pelo que temos conhecimento, não em Portugal. A consciencialização para as elevadas densidades de gatos nas ruas de Portugal é importante pois acreditamos que esse fato deveria ser considerado um problema, o qual exige a promoção de programas de gestão dos gatos errantes (programas de remoção e/ou esterilização). Por estas razões, os esforços de monitorização e compreensão da ecologia espacial de gatos errantes são fundamentais.

 

Autores

Gomes, Ana Cristina R.1 2*, Cardoso, Alexandra1 3, Carraca, Susana1, Valente, Alexandre1**

1Department of Biology, Faculty of Sciences, University of Porto, Portugal. Rua do Campo Alegre, Edifício FC4, 4169-007 Porto, Portugal.
2CIBIO—Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Universidade do Porto, Campus Agrário de Vairão, 4485–661 Vairão, Portugal.
3Faculty of Sciences, University of Porto, Portugal. Rua do Campo Alegre, 4169-007 Porto, Portugal.

*Corresponding author: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ; ** Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.