top of page
  • Foto do escritorSPECO

22º ENE | Avaliação da sustentabilidade ambiental



A #SPECO, sendo uma sociedade que tem em conta a #sustentabilidade #ambiental e a #conservação da #biodiversidade, tenta sempre agir por forma a minimizar os recursos disponíveis. Como em todas as actividades humanas, também os eventos acabam por ter um impacto significativo sobre os recursos naturais, a menos que sejam eficientemente geridos e monitorizados.

Nesse contexto, surgiu a importância de avaliar a sustentabilidade relacionada com o 22º Encontro Nacional de #Ecologia. Numa tentativa de medir e quantificar a sustentabilidade ambiental do evento seguiu-se o método #METER (Medição de Eventos através de Pesquisa Ambiental) index, descrito no artigo de Boggia, A. et al. 2017 que apresenta um procedimento inovador de avaliação, fundamentado em vários indicadores combinados por meio de uma abordagem de múltiplos critérios.

O METER compreende nove categorias operacionais principais: localização, #energia, manuseamento e #água, #alimentação, brindes, tipo de materiais, deslocação, manuseamento de desperdícios e abordagem participativa. Estas são ainda subdivididas em subcategorias e itens detalhados, cobrindo todos os aspectos essenciais relacionados com a sustentabilidade ambiental de um evento. Isto implica a avaliação em todas as fases do evento: #planeamento, organização, implementação e pós-evento.

Os participantes foram também convidados a aderir a esta avaliação através do preenchimento de um questionário online. Se participou no #ENE e não preencheu pode fazê-lo aqui.


Contamos consigo e esperamos por si em Faro!





Saudações ecológicas.

26 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page