No dia 20 de Maio a Comissão Europeia apresentou uma primeira versão da Estratégia Europeia para a Biodiversidade 2030 (EU Biodiversity Strategy for 2030), que inclui um ambicioso plano de restauro dos ecossistemas a nivel europeu e o investimento em Capital Natural.
A Estratégia Europeia para a Biodiversidade colocará a biodiversidade europeia num caminho de recuperação até 2030. Os resultados colhidos beneficiarão as pessoas, o clima e o planeta.
"Ter de novo uma natureza saudável e resiliente é essencial para o bem-estar humano, quer físico quer mental, além de ser imprescindível na luta contra as alterações climáticas e epidemias. Ter uma natureza saudável está no centro da nossa estratégia de crescimento, o Pacto Ecológico Europeu, e é a parte da recuperação Europeia que devolve ao planeta ao invés de lhe retirar"
Ursula von der Leyen, President of the European Commission
A nova estratégia a nível europeu trará:
- O estabelecimento de Áreas protegidas em, pelo menos, 30% dos solos Europeus e em 30% dos seus mares;
- O restauro de ecossistemas degradados, tanto em mar como em terra, por toda a Europa;
- O investimento de 20 mil milhões de euros direccionados à Biodiversidade, em fundos europeus, e financiamentos privados e nacionais.
O valor da Biodiversidade e da Natureza é finalmente reconhecido. A União Europeia reconhece o "valor de negócio" que tem a Biodiversidade, concluíndo que mais de metade do PIB global europeu depende da Natureza, e que o investimento em Capital Natural benificiará a economia europeia pós-pandemia.
コメント