top of page
  • Foto do escritorSPECO

"Importância dos polinizadores na agricultura? Estudo quantifica esta dependência", do Jornal Público

"Estudo destaca a importância dos polinizadores responsáveis por mais de 74% das culturas."


A SPECO divulga, por este meio, o artigo "Importância dos polinizadores na agricultura? Estudo quantifica esta dependência", do Jornal Público.


"A importância dos valores de dependência dos polinizadores na produção agrícola é subestimada, revelou um estudo internacional conduzido por investigadores da Universidade de Coimbra (UC), que foi divulgado esta segunda-feira. O estudo, realizado em parceria com a Universidade Federal de Goiás, no Brasil, mostrou que "mais de 74% das culturas polinizadas por animais dependem fortemente dos polinizadores, contribuindo com mais de 40% da sua produção agrícola.


A investigação teve como objectivo principal "actualizar e avaliar os valores de dependência dos polinizadores em culturas agrícolas a nível global", explicou a primeira autora do estudo, Catarina Siopa, que é aluna de doutoramento na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC. Estes valores são "cruciais para compreender e quantificar a contribuição dos polinizadores na produção agrícola e são utilizados para orientar políticas e práticas de gestão visando uma produção sustentável de alimentos", justificou.


Além de Catarina Siopa, o artigo científico contou com a participação de Sílvia Castro, João Loureiro e Helena Castro, investigadores do Centro de Ecologia Funcional do Departamento de Ciências da Vida, que tiveram a colaboração de Luísa Gigante Carvalheiro, da Universidade Federal de Goiás." Ler mais.


+ ecoinfo | publico.pt.


Saudações ecológicas.

36 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page