top of page
  • Foto do escritorSPECO

Celebração do Aniversário de Fernando Catarino


No dia 9 de Novembro 2022, Fernando Catarino, primeiro presidente da SPECO, completou 90 anos. Neste dia afluíram à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa cerca de uma centena de pessoas que quiseram homenagear este Professor, botânico, mestre. Docentes, investigadores, técnicos, cobrindo inúmeras gerações estiveram presentes nesta cerimónia. A sua empatia, alegria e arte de contar histórias encantou todos os que tiveram a oportunidade de assistir.


Foi este carisma que permitiu, há mais de 25 anos, motivar diferentes docentes, estudantes e investigadores, de todos os pontos do país, para a constituição da Sociedade Portuguesa de Ecologia. Embora professor de botânica, sempre destacou a importância da ciência ecológica, empunhando e divulgando o livro de Odum “Fundamentos da Ecologia”, chamando a atenção para a necessidade de uma visão integrada da ciência ecológica. As plantas eram ensinadas no contexto do meio onde se encontravam, lembrando a importância das suas adaptações evolutivas em função do clima, mas também do substrato geológico e da fauna associada.


Estas características estiveram na base do seu empenho na constituição da Sociedade Portuguesa de Ecologia, procurando transmitir à sociedade portuguesa uma visão científica, credível e multidisciplinar da Ciência Ecológica. Comunicador nato e possuidor de elevada cultura biológica contribuiu para a divulgação da Ecologia, enquanto ciência transversal e multidisciplinar, libertando-a da conotação negativa que então reinava na sociedade à volta do ecologismo e ambientalismo. Jovial e aberto tornava-se sério e meticuloso quando havia dúvidas no que à ciência dizia respeito.


A sua curiosidade e paixão pelo desconhecido, aliadas à sua capacidade de motivação, alargou os horizontes do seu grupo, levando-os para o estudo dos sapais, dos lodos, das micro e macroalgas, sempre com o intuito de desenvolver ferramentas científicas que permitissem a determinação da produtividade primária, em terra firme e no mar. É por isso normal que, desde a sua formação, a SPECO incluísse a biologia marinha nos seus interesses e contasse, por consequência, com a adesão dos ecólogos marinhos.

Foi um testemunho de perseverança e alegria de viver, curiosidade e saber acumulado que Fernando Catarino demonstrou, uma vez mais, na festa do seu nonagésimo aniversário.

Bem haja, Professor.

Nota por Maria Amélia Martins-Loução, Presidente da SPECO

2 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page