II Seminário da Rede Incêndios-Solo

Nos dias 13 a 15 de outubro de 2021 realizar-se-á, em Bragança, no Centro de Investigação de Montanha (CIMO), do Instituto Politécnico de Bragança, o II Seminário da Rede Incêndios-Solo subordinado ao tema “Incêndios, Solos e Território: da ameaça à sustentabilidade”, organizado pela RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, em colaboração com o Centro de Investigação de Montanha (CIMO), do Instituto Politécnico de Bragança, e o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), da Universidade do Minho.

II Seminário da Rede Incêndios-Solo propõe-se reunir resultados de investigação, recentes e em curso, no âmbito dos impactes dos incêndios no solo, das correspondentes medidas de prevenção e dos processos de recuperação das funções ecossistémicas dos solos nas áreas ardidas.

Os incêndios florestais fazem parte integrante dos ecossistemas mediterrâneos, e representam na, atualidade, um dos seus principais fatores de degradação. Em Portugal continental, constituem o mais relevante problema ambiental e são frequentemente considerados a principal causa de degradação da camada edáfica superficial. Com efeito, a passagem do fogo e a consequente destruição do coberto vegetal altera de forma significativa os processos hidrológicos e erosivos ao nível do solo.

De um modo geral, na região mediterrânea é nos primeiros 4 a 6 meses após o incêndio, que os solos demonstram maior suscetibilidade à erosão, devido à probabilidade de ocorrência de chuvas intensas no outono-inverno seguinte e ao seu elevado potencial erosivo. A perda de solo e de vegetação conduz também inevitavelmente a um aumento do escoamento superficial, o que leva ao aumento dos caudais e a possíveis inundações a jusante das áreas ardidas, bem como a possibilidade de contaminação de rios e albufeiras com as cinzas e outros contaminantes, transportados pela escorrência das águas.

Assim, o II Seminário da Rede Incêndios-Solo pretende colocar a comunidade científica, agentes de proteção civil, os órgãos de soberania regionais/locais, os professores do EB/S e a população em geral, a refletir sobre a problemática da ocorrência dos incêndios florestais e seus impactes, funcionando como fórum de debate sobre a temática dos incêndios na sua relação com o uso do solo e com a gestão e conservação deste recurso, elementos que se entendem centrais para as orientações políticas que promovam a sustentabilidade dos territórios.

Pelo que lhe formulamos o “desafio” de participar neste Seminário, e que estimule os seus colaboradores ligados à Proteção Civil e ao Gabinete Técnico Florestal, que mobilize colegas da sua instituição, escolas, grupos de pesquisa ou outras entidades parceiras, para também eles participarem. 

As inscrições encontram-se abertas. No caso de inscrições institucionais, podem aproveitar o pacote promocional, uma vez que em cada 4 inscrições, há a oferta de uma quinta inscrição gartuita.

Em anexo encontrará a I Circular e o Cartaz com informações relativas ao II Seminário da Rede Incêndios-Solo, que também estão disponíveis na página web: https://iisris.riscos.pt/, onde encontrará mais informação que irá sendo atualizada regularmente, ou poderá contactar-nos através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

 

Informação do evento

Data de início 13-10-2021
Data de fim 15-10-2021
Entidade Organizadora ISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, em colaboração com o Centro de Investigação de Montanha (CIMO), do Instituto Politécnico de Bragança, e o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), da Universidade do Minho
Website da Entidade Organizadora https://iisris.riscos.pt/
Pessoa de Contacto Felícia Fonseca; Tomás de Figueiredo; Ana Caroline Royer; António Vieira; Luciano Lourenço
Email da Pessoa de Contacto riscos@riscos.pt
Categorias Congressos
Anexo IISRIS_Cartaz.pdf
IISRIS_Circular.pdf