Revisões Sistemáticas e Meta-Análise em Ecologia

Curso de Especialização – Revisões Sistemáticas e Meta-Análise em Ecologia

Objetivos do Curso

Há frequentemente um aparente conflito entre os resultados de diferentes estudos que abordam a mesma questão, o que pode resultar de diferenças nas escolhas experimentais, limitação temporal e/ou espacial, pequeno tamanho amostral e/ou tamanho de efeito. As revisões da literatura podem ajudar a integrar informações díspares, mas apenas se realizadas de modo sistemático. Uma revisão sistemática aborda questões/hipóteses claramente formuladas, usando métodos sistemáticos e reproduzíveis para identificar, seleccionar e avaliar criticamente todos os estudos relevantes, para extrair e analisar os dados dos estudos seleccionados e para relatar os métodos e resultados; frequentemente, usam a meta-análise como ferramenta estatística para combinar os resultados dos estudos seleccionados, considerando a precisão do estudo, para permitir conclusões gerais e avaliar a consistência dos resultados entre os estudos. O objectivo geral deste curso é disseminar o uso da meta-análise em ecologia dotando os/as estudantes de ferramentas que lhes permitam avaliar a qualidade das meta-análises, interpretar os seus resultados, e realizar meta-análises de alta qualidade.

Condições de Acesso e Ingresso

Podem candidatar-se os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em Biologia, Ciências Agrárias e Florestais, Geografia, Geologia, outras Ciências Biológicas.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português e/ou Inglês

Regras de Avaliação

A classificação final do curso será obtida através da média das classificações obtidas (i) na avaliação da apresentação oral da meta-análise realizada durante as 2 semanas de trabalho presencial, a decorrer no final da segunda semana do curso (0 – 20 valores; ponderação de 60%), e (ii) na avaliação de um relatório escrito (em estilo de artigo científico) da referida meta-análise, a decorrer no final da quarta semana de curso (0 – 20 valores; ponderação de 40%). Consideram-se aprovados os/as estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Pretende-se que os estudantes adquiram: (i) Competências instrumentais, p.ex., competências em análise e síntese, organização e planificação, comunicação oral e escrita, utilização de ferramentas informáticas no âmbito da pesquisa bibliográfica e meta-análise, gestão da informação, capacidade de decisão, resolução de problemas. (ii) Competências pessoais e interpessoais, p.ex., competências em trabalho de grupo e em equipas interdisciplinares, raciocínio crítico e entendimento da linguagem de especialistas. (iii) Competências sistémicas, p.ex., competências em aprendizagem autónoma, investigação, aplicação prática dos conhecimentos teóricos, planeamento, autocrítica e autoavaliação. Pretende-se também estimular a criatividade, preocupação com o rigor e a qualidade.

Informação do evento

Data de início 06-06-2022
Data de fim 17-06-2022
Entidade Organizadora Universidade de Coimbra
Website da Entidade Organizadora https://apps.uc.pt/courses/PT/course/9541
Pessoa de Contacto Verónica Ferreira
Email da Pessoa de Contacto veronica@ci.uc.pt
Categorias Cursos
Anexo Cartaz completo_Pt.pdf