Semana Nacional sobre Espécies Invasoras

As espécies invasoras podem prejudicar tanto os recursos naturais de um ecossistema quanto ameaçar o uso humano desses recursos, e têm, assim um forte impacto a nível ecológico e económico com repercussões globais, sendo consideradas uma das principais causas de ameaça à estabilidade dos ecossistemas.

 Com a crescente preocupação desta temática, a plataforma INVASORAS.PT  tomou a iniciativa de criar a Semana Nacional sobre Espécies Invasoras (SNEI) que tem como objectivo aumentar a sensibilização sobre as invasões biológicas a nível nacional.

Dentro das mais de 90 actividades dinamizadas por diversas entidades, a SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia desafia todos a enviar fotos de espécies presentes na vossa vizinhança e que considerem como "espécie invasora". Pedimos a posterior justificação da vossa escolha e dizer - se souberem - como surgiu e qua a definição que dariam a "espécie invasora"

Como participar!

Até dia 18 de Outubro

  • Enviar fotos, qualquer número que queiram enviar, de espécies invasoras e se possível indicar o local no qual essa fotografia foi tirada.
  • Enviar a sua definição pessoal de "espécie invasora".
  • Para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Pedimos que façam acompanhar a vossa participação de um pequeno texto acerca de quem são. Nome, idade e área de ocupação será o suficiente para podermos dar autoria à vossa participação. As fotos enviadas, com a informação do local, para além de contarem como participação nesta iniciativa entrarão na base de dados da plataforma INVASORAS.PT.


invasoras 1

 

Saiba mais sobre a SNEI e as actividades que estão a decorrer!
https://www.invasoras.pt/pt/semana_nacional_especies_invasoras_2020 & https://www.invasoras.pt/pt/actividades-em-portugal