Filipa Filipe, o Eco da SPECO que pretende ligar a Ecologia à Engenharia Florestal

Filipa Filipe, novo Eco da SPECO, é Presidente da APEF - Associação Portuguesa de Engenharia Florestal e aluna do mestrado em Engenharia, Gestão Florestal e dos Recursos Naturais, no Instituto Superior de Agronomia. A sua formação base e a associação a esta iniciativa demonstra a multidisciplinaridade da Ecologia e coloca-a com ciência agregadora de vários campos do saber.

 

SPECO: De onde parte o Eco?

FF: Embora vivendo em Lisboa o contacto com a natureza sempre fez parte da minha vida e sempre influenciou a forma como vejo o mundo. Sendo Portugal um país pequeno em área, a sua diversidade de ecossistemas é grande, mas nem sempre conservados e protegidos das formas mais correctas. Esta realidade a que fui exposta desde muito cedo permitiu-me perceber a responsabilidade que cada um de nós tem para manter em equilíbrio a relação entre Homem e Natureza, conservando a natureza e vivendo de forma cada vez mais sustentável. A escolha de estudar Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais, no Instituto Superior de Agronomia, deveu-se ao desejo de tentar perceber a fundo de que formas se pode actualmente tornar a floresta num espaço ecologicamente protegido mas também ao mesmo tempo num espaço que seja economicamente rentável para o país.

 

SPECO: O que a motivou a candidatar-se?

FF: A Associação Portuguesa de Estudantes Florestais (APEF) tem como um dos seus principais objectivos o desenvolvimento de relações académicas e profissionais na área das ciências florestais. Fez por isso, para a APEF, todo os sentido candidatarmo-nos ao programa “Eco da SPECO” como meio para uma aprendizagem multidisciplinar e que relacione temas tão actuais na nossa sociedade como a Floresta, o Meio Ambiente e a Ecologia.

 

SPECO: Como espera levar a Ecologia mais longe?

FF: É nosso desejo que a relação que começa agora entre a APEF e a SPECO seja duradoura e que contribua para uma melhor educação ecológica da sociedade.
Através da nossa participação no “Eco da SPECO” esperamos mostrar qual o papel que a Engenharia Florestal tem na conservação de ecossistemas florestais, desmistificando ideias preconcebidas sobre a profissão e sobre a importância de existir um cada vez maior conhecimento específico sobre ciências florestais e ecologia.