Das aranhas como bioindicadores, à Produção sustentável - A entrevista a Jacinto Benhadi-Marín

Jacinto Benhadi Marín esteve à conversa com a SPECO após ter sido galardoado com o terceiro lugar ao Prémio de Doutoramento em Ecologia Fundação Amadeu Dias 2020. Jacinto Benhadi Marín é actualmente investigador no Centro de Investigação de Montanha (CIMO) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

Poças Rochosas intertidais como modelo de cadeias tróficas - A entrevista a Vanessa Mendonça

A SPECO conversou com Vanessa Mendonça, galardoada com o segundo lugar no Prémio de Doutoramento em Ecologia Fundação Amadeu Dias 2020. Vanessa Mendonça é, actualmente, investigadora do MARE - Centro de Ciências Marinhas e Ambientais, na Universidade de Lisboa.

A importância das simbioses de limpeza num oceano em mudança - A entrevista a José Ricardo Paula

A SPECO falou com José Ricardo Paula, primeiro galardoado no Prémio de Doutoramento em Ecologia Fundação Amadeus Dias 2020. José Ricardo Paula é actualmente investigador auxiliar no MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente) na Universidade de Lisboa.

Os vencedores do Prémio de Doutoramento em Ecologia - Fundação Amadeu Dias | 2020

Já são conhecidos os vencedores da edição 2020 do Prémio de Doutoramento em Ecologia - Fundação Amadeu Dias, organizado pela SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia. Os três primeiros classificados irão receber o prémio e apresentar o seu trabalho no 19º Encontro Nacional de Ecologia que, este ano, associa o evento científico às cerimónias dos 25 anos da Sociedade e irá decorrer de 9 a 11 de Dezembro na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Prémio de Doutoramento em Ecologia 2020

Estão abertas as candidaturas ao Prémio de Doutoramento em Ecologia Fundação Amadeu Dias 2020!

Pelo quarto ano consecutivo, a SPECO abre candidaturas para o Prémio de Doutoramento em Ecologia Fundação Amadeu Dias 2020. O prémio reconhece a excelência em investigação no campo da ecologia e é direccionado a recém doutorados, nacionais ou estrangeiros que tenham defendido a sua tese numa Universidade Portuguesa, entre 2019 e 2020. Data limite de candidatura: 19 de Junho de 2020.

Um olhar sobre o sobreiro e a sua história evolutiva - A entrevista a Francisco Pina Martins

Francisco Pina-Martins, primeiro lugar no Prémio de Doutoramento em Ecologia Fundação Amadeu Dias 2019

O que terá Francisco Pina-Martins a dizer sobre o seu trabalho (e não só!)? A SPECO quis saber a opinião do vencedor do primeiro lugar no Prémio de Doutoramento em Ecologia Fundação Amadeu Dias 2019. 

Francisco Pina-Martins é Professor assistente da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador no grupo de Biologia Computacional e Genómica Populacional do cE3c - Centro de Ecologia, Evoulção e Alterações Ambientais. É ainda Professor adjunto convidado no Instituto Politécnico de Setúbal. Os seus interesses de investigação recaem sobre  as áreas de Biologia Evolutiva, Bioinformática e Biologia Computacional, com foco especial na«a detecção de seleção natural, desenvolvimento de software científico e sequenciação de nova geração, bem como na utilidade destas disciplinas na resolução de problemas do contexto ecológico. Francisco admite estar sempre à procura de novos desafios nestas áreas, ou de novos métodos que exijam uma implementação.