2021 | Dia Mundial da Vida Selvagem

2021 | Dia Mundial da Vida Selvagem

FCULresta

As Nações Unidas decidiram, em 2013 proclamar o dia 3 de Março como o dia Mundial da Vida Selvagem com o objectivo de celebrar toda a Vida Selvagem e aumentar a consciencialização do público acerca da fauna e flora selvagens.

Em 2021 o tema central são as florestas e os meios de subsistência destacando o papel central das florestas, espécies e serviços dos ecossistemas na sustentabilidade da vida selvagem e da vida humana.

Não é por acaso que a SPECO se associa à iniciativa FCULresta que está neste momento em fase de instalação e que pretende levar um pouco a ideia de floresta selvagem para um campus universitário.

Desenvolvida no âmbito dum projecto europeu 1planet4all - https://1planet4all.net/ - tem como objectivo a substituição de um relvado numa área de 300 m2, por uma mini-floresta densa biodiversa e multifuncional com uma abordagem científica transdisciplinar. Em fase de instalação, esta mini floresta vai ser inaugurada no dia 5 de março pelos órgãos directivos da FCUL e o vereador da CML que se associou a este projecto no âmbito de Lisboa Capital Verde. A SPECO acompanhou e acompanha de perto o desenvolvimento deste projecto.