A Gorongosa entra nas nossas casas através da RTP

A Gorongosa entra nas nossas casas através da RTP

A RTP2 transmitirá, em Fevereiro, dois documentários que nos contam a célebre história do Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique, marque no seu calendário as datas 4 e 5 de Fevereiro.

 

“A Nossa Gorongosa: Um Parque para o Povo”

RTP2 | 4 de Fevereiro às 16h00

O Parque Nacional da Gorongosa tornou-se uma das mais célebres histórias de sucesso do restauro da vida selvagem no mundo.
Após uma década de protecção renovada, a população de grandes mamíferos da Gorongosa aumentou dez vezes, desde 2008, de 10.000 para mais de 100.000 animais.

Neste filme, Dominique Gonçalves, uma ecóloga Moçambicana que dirige o projecto de ecologia de elefantes da Gorongosa, partilha as muitas formas de como a Gorongosa está a redefinir a identidade e o propósito deste parque nacional Moçambicano.
Através do seu próprio trabalho mitigando o conflito entre humanos e elefantes, dos clubes comunitários e dos programas escolares que capacitam as jovens raparigas para evitar o casamento adolescente e a gravidez precoce, das clínicas de saúde e da formação sobre nutrição para mulheres grávidas e famílias, Dominique leva os espectadores numa jornada de abertura de olhos que vai transformar a nossa compreensão do que um parque nacional pode ser.

Este filme inspirador coloca a população local, especialmente mulheres e raparigas, na frente e no centro na luta para salvar a sua herança natural e salvaguardar o seu futuro.

Saiba mais AQUI

 

“Um Ano de Gorongosa” 

RTP2 | 5 de Fevereiro às 16h00

O filme, visualmente deslumbrante, apresenta muitos dos animais mais icónicos da Gorongosa - leões, elefantes, mabecos - bem como muitas espécies menos conhecidas como pangolins, térmitas, formigas, louva-a-deus, besouros-de-esterco, rãs, algumas das aves mais famosas da Gorongosa e a sua jornada ao longo de um ano. 

O filme é narrado Gabriela Curtiz. A “Gaby” é natural da Vila Gorongosa e é a primeira guia feminina do Parque. No filme, Gaby conta as histórias da fauna bravia e das perspectivas culturais sobre os animais e a natureza, com o objectivo de mostrar aos telespectadores a beleza do Parque Nacional da Gorongosa

 

  

“Jovens Cientistas da Gorongosa”

RTP África | 6 de Fevereiro às 14h15 Pela primeira vez na história de Moçambique, um grupo de 12 jovens oriundos de diferentes cantos do País, frequentaram o primeiro mestrado em Biologia de Conservação realizado inteiramente dentro de um Parque Nacional, esta jornada deu origem ao documentário “Jovens Cientistas da Gorongosa”, uma longa metragem de 45 minutos que mostra o trajecto que as/os estudantes passam desde o primeiro dia de aulas até ao momento da sua graduação, focando nas suas investigações em  diferentes áreas da conservação.

Saiba mais AQUI