Dia da Biodiversidade 2021

Dia da Biodiversidade 2021

Um acordo global para a natureza, à semelhança do Acordo de Paris para o clima de 2015, é um plano para salvar a diversidade e abundância da vida na Terra.

Image

Um acordo global para a biodiversidade

Mais de um ano depois de uma das maiores pandemias que afectaram o ser humano, o sentimento inicial de que conseguiríamos um “novo normal” no que toca às alterações climáticas e à protecção ambiental permanece isso, um sentimento. A paragem inicial no consumo que trouxe a redução das emissões de gases com efeito de estufa foi “sol de pouca dura”. Esse consumismo desmedido (e uma economia totalmente dependente dele) tem consequências directas no ambiente (e consequentemente na população humana). “Durante os dois últimos séculos o Homem transformou 80% dos ecossistemas, destruindo, degradando e fragmentando habitats terrestres e marinhos, minando os serviços que eles prestam.”[1]

O tema deste ano do Dia da Biodiversidade é “Somos parte da solução”. Contudo proponho criar um sentido de responsabilidade e dizer “Somos grande parte do problema, então temos de ser grande parte da solução”.
A economia global procura desenvolver estratégias que aumentem a produção de riqueza. Este facto torna paradoxal a afirmação de que queremos atingir a neutralidade carbónica e a protecção da biodiversidade e dos ecossistemas, quando incentivamos um uso intenso e uma exploração infinita dos recursos naturais.
Portugal é um exemplo claro deste paradoxo, num dia discute-se a necessidade de Portugal combater as alterações climáticas e no seguinte reforça-se a necessidade de construir um aeroporto em pleno estuário do Tejo.
“A avaliação dos riscos e conhecimento das ameaças sobre a perda de biodiversidade e uniformização de ecossistemas é necessária para maximizar a sobrevivência das espécies e racionalizar os recursos humanos e financeiros.” escreve Maria Amélia Martins-Loução, enquanto apresenta hipóteses de como podemos minimizar estas ameaças. Leia mais no artigo do Público “Um acordo global para a biodiversidade” publicado hoje, dia 22 de Maio, Dia Internacional da Biodiversidade”