Dia Nacional da Conservação da Natureza

Dia Nacional da Conservação da Natureza

O Dia Nacional da Conservação da Natureza, celebrado a 28 de Julho, foi instituído há 24 anos na data dos 50 anos da Liga para a Protecção da Natureza (LPN), a primeira e mais antiga associação de defesa do ambiente criada em Portugal.

A criação deste dia serve para nos sensibilizar a olhar, respeitar e conservar a Natureza, e para nos alertar para a importância da conservação do património nacional natural.

Portugal possui uma vasta diversidade de paisagens, de património geológico, e de biodiversidade, dentro da qual se destacam um elevado número de endemismos e de espécies relíquia do ponto de vista biogeográfico e/ou genético.

Esta biodiversidade, de espécies e de ecossistemas, suporta o fornecimento de bens (como o oxigénio, alimentos, medicamentos, roupas, materiais de construção) e serviços públicos (como a purificação de águas, regulação do clima, controlo de cheias, polinização, fertilização do solo) essenciais para o nosso bem-estar.

A conservação da Natureza é assim um assunto de todos e para todos! E só um trabalho conjunto entre a administração (central e local), as Organizações Não Governamentais, as associações, os proprietários privados, as empresas, a academia e os cidadãos, poderá alcançar bons resultados

Maria Amélia Martins-Loução, Helena Freitas e Maria Adelaide Ferreira deixam a sua opinião no jornal Público.

 

(fotografias por Pedro Antunes da Costa)