“A Vida Por Baixo dos Nossos Pés” - Jacinto Benhadi in Biosfera (RTP2)

“A Vida Por Baixo dos Nossos Pés” - Jacinto Benhadi in Biosfera (RTP2)

Como é que a Agricultura deve gerir a Fauna de Solo?

Solos saudáveis, produzem plantas saudáveis. Mas será que uma fauna de solo equilibrada pode controlar as pragas das culturas?
Num mundo globalizado, com uma elevada pressão para a produção de alimentos, os problemas derivados da intensificação em agricultura levam à degradação do solo, dos recursos biológicos e, consequentemente, do agroecossistema.[1]
O uso de controlo biológico (inimigos naturais) são uma alternativa que se tem mostrado muito eficiente e sem impacto negativo no meio ambiente” afirma Jacinto Benhadi-Marín.
Um exemplo é da aranha nocturna que se alimenta das larvas da mosca da azeitona (Bactrocera oleae). Esta mosca é uma praga que se alimenta da polpa do fruto e diminui a qualidade da azeitona e do azeite. Trata-se do pior inimigo da olivicultura.

Image

Jacinto Benhadi-Marín foi o vencedor terceiro lugar ao Prémio de Doutoramento em Ecologia Fundação Amadeu Dias 2020. Obteve seu doutoramento em Biociências, com especialização em Ecologia na Universidade de Coimbra, no Centre for Functional Ecology (CFE). A sua investigação é focada na área das ciências biológicas aplicadas e ciências agrárias. Desenvolve trabalhos nas áreas de ecologia funcional e distribuição de aranhas na Península Ibérica, estuda as comunidades de aranhas associadas aos agroecossistemas e o seu potencial como agentes de limitação natural de pragas associadas a culturas.

Leia a entrevista dada após vencer o Prémio de Doutoramento em Ecologia em: [1]

Saiba mais e cadidate-se ao Prémio de Doutoramento em Ecologia 2021 AQUI