top of page
ENE 2025 Banner (Atualizado).png

"Experimentação com múltiplos agentes de mudança (aquecimento, acidificação e hipóxia) no meio marinho"

Formadores: Rui Rosa, Eve Otjacques e Tiago Repolho

Descrição: O oceano global está a mudar devido a uma série de pressões induzidas pelo homem. O termo “múltiplos agentes de mudança” refere-se à alteração simultânea de múltiplas propriedades ambientais, cada uma delas biologicamente influente, por pressões antropogénicas, incluindo as alterações climáticas. Os impactos destes agentes de mudança em conjunto e sua interação na vida marinha (e no funcionamento dos ecossistemas) não são ainda bem compreendidos, mas é fundamental mitigar os seus efeitos negativos e/ou apoiar estratégias de adaptação que possam neutralizar estas mudanças globais. Até o momento, a maioria dos estudos científicos concentra-se em espécies ou grupos de organismos isolados e na influência de apenas um agente de mudança. Por isso, o conhecimento sobre as respostas biológicas à combinação destes múltiplos agentes é limitado.
O objetivo deste curso é treinar alunos de mestrado e doutoramento, e investigadores no início de carreira que estão a pensar trabalhar nestas temáticas, fornecendo conceitos-chave, ajudá-los a medir e manipular a físico-química da água do mar, desenvolver designs experimentais relevantes e pertinentes no laboratório (e no campo), evitar armadilhas típicas e garantir a comparabilidade com outros estudos.

Local: Laboratório Marítimo da Guia, MARE-FCUL, Cascais
Horário: 22 de Novembro, 14:30-17:00h; duração de 2h 30min
Número mínimo de participantes: 10
Número máximo de participante: 20

 

"Influência política para ecólogos"

Formadores: Catarina Grilo

Descrição:
Os ecólogos são muitas vezes os primeiros a aperceberem-se de mudanças importantes na biodiversidade, não só resultante da variação natural mas também dos impactos da ação humana. Mas o que fazer com os resultados das suas observações para que os decisores atuem reduzindo as ameaças à biodiversidade? Neste workshop, vamos conhecer melhor os processos legislativos e de políticas públicas, e explorar as várias formas como os ecólogos podem contribuir para os processos de decisão e eventualmente conseguir as mudanças que desejam. (E não, nenhum Ministro vai ler o vosso paper!)

Horário:
22 de Novembro, 14:30-16:30h; duração de 2h
Número mínimo de participantes: 12
Número máximo de participantes: 20

 

"Colecções de História Natural e Saúde Planetária"
Formadores: Judite Alves, Alexandra Cartaxana, Roberto Keller e Palmira Carvalho

Descrição:
 As coleções científicas de história natural testemunham a diversidade biológica e as transformações dos ecossistemas ao longo do tempo. Para além de preservarem registos fundamentais para compreender as mudanças ambientais passadas e presentes, estas coleções funcionam como indicadores da qualidade ambiental, permitindo analisar contaminantes acumulados, antecipar impactos das alterações climáticas sobre espécies e vetores de doença, e avaliar o estado de conservação de populações. Simultaneamente, assumem um papel central na educação e na literacia científica, aproximando a sociedade da interdependência entre saúde humana e saúde dos ecossistemas, e oferecem informação indispensável para a definição de estratégias de conservação e de resiliência ambiental. Este workshop propõe uma reflexão sobre o potencial destas coleções como fontes únicas de conhecimento aplicado à investigação em saúde planetária. Inclui visita às coleções zoológicas e botânicas do Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

Local: Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Horário:
22 de Novembro, 14h30 - 17h00
Número mínimo de participantes: 10
Número máximo de participantes: 20

"Using storytelling to transmit your science"
Formador: Soledad De Esteban Trivigno

Descrição: We have evolved as social mammals with spoken language, and stories appeal to our feelings, which in turn help us to learn. In this hands-on workshop, we will explore the power of storytelling in science communication, emphasizing how stories can enhance engagement, memory, and impact in research dissemination. Participants will learn how to communicate complex scientific ideas clearly and memorably by applying storytelling techniques to the communication of their science.
Goals of the workshop:

  • Help researchers learn to present their work more effectively by incorporating storytelling elements.

  • Encourage participants to connect with their audience, not just inform.

  • Demonstrate how storytelling enhances scientific communication.

  • Practice introducing themselves and their research in a concise, story-driven way.


Local: Online (Link de Zoom enviado após registo no workshop)
Horário: 12 de Novembro, das 10:00 to 12:00 (Madrid time)

29.png
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn

(+351) 217 500 439

(chamada para a rede fixa nacional)

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Edifício C4, 1º Piso, Sala 4.1.32
1749-016 Lisboa

DivECO
SPECO
InvECO
ResECO

© 2025 SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia. Todos os direitos reservados.

bottom of page