Para celebrar o Dia da Ecologia 2023, no dia 16 de Setembro, a SPECO, em parceria com o Pavilhão do Conhecimento, dedica um dia de actividades ao público jovem e às suas famílias, com actividades repletas de natureza e, claro, muita ciência!
Preparem-se para um programa cheio de desafios!
10:30 – 12:30 Nas entrelinhas da Ecologia
10:30 - 11:30 Através da leitura do livro "Histórias num admirável...mundo invisível"*, descobre os seres vivos minúsculos presentes no solo e o seu importante papel na natureza. Como é que organismos tão pequeninos podem ser tão poderosos? Terás de colocar as “mãos na terra” para conhecer melhor quem vive no seu interior!
*Livro da autoria de Maria Amélia Martins-Loução, presidente da SPECO e vencedora do Grande Prémio Ciência Viva em 2021. Ilustração de Sandra Serra. Este projecto é financiado ao abrigo do Fundo Ambiental e coordenado pela SPECO e pela Caravana AgroEcológica.
11:30 - 12:30 Através da leitura do livro “A revolta da natureza em Brimsa”**, vem desvendar o significado do estranho sms "troco o vosso tempo pelo bem da cidade e do ambiente" que os cidadãos de Brimsa receberam. Será que o nosso planeta está em perigo? Vem descobrir os diferentes ambientes naturais que rodeiam o Pavilhão do Conhecimento e fazer medições como um verdadeiro ecólogo!
**Livro da autoria de Vanda Brotas Gonçalves. Ilustração de Rui Sousa. Oferta de um exemplar do livro por grupo/família.
15:00 - 17:30 Tu perguntas… o ecólogo responde!*
MANHÃ
TARDE
Tens o bichinho da natureza e muita curiosidade sobre diferentes temas que gostavas de ver esclarecidas? Juntámos vários investigadores de diversas áreas da ecologia para responderem a todas as tuas questões!
* Actividade enquadrada à luz do projecto “Pergunta a um Ecólogo” (SPECO, em colaboração com a Ciência Viva, CTT e DGE), com posterior comunicação de resultados do projecto.
Semelhante à actividade "Nas entrelinhas da Ecologia" do Pavilhão do Conhecimento, a actividade "Quem conta um Conto acrescenta um (eco)Ponto" irá decorrer simultaneamente em vários Centros Ciência Viva (CCV) do país,
O Lobo que não era mau | CCV de Bragança
Vamos juntar-nos a esta iniciativa da SPECO, e promover esta mesma actividade que decorrerá ao mesmo tempo,em Bragança, onde a autora Uliana de Castro vai estar presente no acolhedor auditório da Casa da Seda para poder contar a história da sua autoria.
Baile de Luzes | CCV de Vila do Conde
Ana Mafalda Alves, a autora do livro, vem apresentar a deliciosa história de Luzia e Lúcio, 2 pirilampos-lusitânicos (Luciola lusitanica) que nos dão a conhecer o ciclo de vida destes insectos tão particulares. Segue-se uma oficina científica prática onde se exploram alguns aspectos da vida dos pirilampos.
Cachalote, a baleia com cauda Plástica | Galeria da Biodiversidade
Nesta iniciativa “Quem conta um conto acrescenta um (eco)Ponto”, promovida pela SPECO, a autora Luciana Vampré fará a leitura e expressão do seu livro, seguida de algumas actividades relacionadas com o mesmo. A actividade terá lugar no átrio com início às 10h30.
À procura daquele abraço | Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Com um enredo emocionante entre avó e neta, a história abre caminho a noções de equilíbrio e respeito por todas as espécies e pelo meio-ambiente. O momento prático convida à observação à lupa e a uma experiência de maceração, dissolvendo óleos essenciais, à volta da Lavandula officinalis, a planta protagonista da história.
Luís e as Poças de Maré | Quinta Ciência Viva do Sal
Hora do conto seguida de actividades dinamizadas pelo MARE-Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Coimbra. Para esta sessão convidamos as educadoras da Casa da Criança de São Julião que orientaram a escrita e ilustração do livro da autoria da turma de 2017, na altura meninos com apenas 5 anos
Mina de Ciência - CCV do Lousal
Partindo da leitura e interpretação de um conto infantil, a equipa dinamizará um conjunto de actividades experimentais de comunicação e divulgação de ciência, que utilizarão o tema central do conto para explorar a temática da ecologia e sustentabilidade. A actividade terá lugar no espaço do Arquivo e Biblioteca Municipal de Grândola.
Cuscas no Castelo de Guimarães | CCV de Guimarães
Leitura da obra infantil e posteriores actividades:
- Observação da estrutura da planta;
- Observação dos grãos de pólen ao microscópio