top of page
Helena Silva

#ResECO | Glossário

Introdução sobre Restauro Ecológico (RE)  

O restauro ecológico é um continuum de actividades com o objectivo de recuperar a funcionalidade dos ecossistemas e assim os serviços que eles oferecem, em que o grau de distinção entre etapas pode ser mínimo. No entanto, à medida que se avança, da ação mais básica para a mais complexa, essa distinção torna-se bastante significativa (Figura 1). 

ResECO Figura.jpg

Figura 1. O continuum de restauro inclui um conjunto de atividades e intervenções que visa melhorar as condições ambientais e reverter a degradação dos ecossistemas e a fragmentação da paisagem. Este continuum destaca as interconexões entre diferentes tipos de ações de restauro e pretende realçar como as características específicas de cada local determinam as intervenções mais adequadas para as diferentes unidades da paisagem. À medida que se avança, da esquerda para a direita, no continuum observa-se o incremento da complexidade ecológica, com aumento da biodiversidade e da qualidade e quantidade dos serviços dos ecossistemas. Importa referir que o restauro ecológico pode ocorrer em paisagens urbanas, suburbanas, agrícolas e industriais (de acordo com Gann et al., 2019). 

Glossário de termos de Restauro Ecológico (RE) 

Redução de impactos sociais: Visa minimizar os efeitos negativos das atividades humanas sobre o ambiente, sobretudo no que diz respeito ao consumo e uso dos serviços dos ecossistemas, sem necessariamente restaurar as funções ecológicas. 

Exemplo: Instalação de barreiras para conter a erosão do solo em áreas agrícolas 

Remediação: Foca-se na remoção ou neutralização de contaminantes ou substâncias nocivas no ambiente, especialmente em áreas degradadas por poluentes 

Exemplo: Biorremediação de solos contaminados por metais pesados 

Reabilitação: Intervenção que visa recuperar parcialmente as funções ecológicas de um ecossistema, com o objectivo de recuperar os serviços de ecossistema e não tanto a biodiversidade e integridade do ecossistema natural. As actividades de reabilitação são adequadas para um amplo espectro de sectores desde a gestão da água e do solo nos quais a recuperação substancial dos ecossistemas naturais não é possível ou desejável devido a necessidades humanas concorrentes e legítimas. 

Exemplo: Plantação de espécies resistentes em taludes para controlo da erosão 

Restauro ecológico: o processo de auxiliar a recuperação de um ecossistema que foi degradado, danificado ou destruído. O objetivo é restaurar, tanto quanto possível, a composição, estrutura e funções dos ecossistemas, através do uso de espécies autóctones repondo e promovendo a biodiversidade. 

  • Inicial: Primeiras fases da recuperação (ex: controle de espécies invasoras, plantação inicial de espécies autóctones). 

  • Parcial: O ecossistema começa a apresentar atributos do estado original (ex: regeneração natural em mosaico com espécies plantadas). 

  • Plena: O ecossistema atinge uma condição semelhante à original, com biodiversidade, estrutura e processos ecológicos autossustentáveis. 

Recuperação: o processo pelo qual um ecossistema recupera a sua composição, estrutura e função em relação aos níveis identificados para o ecossistema de referência. A recuperação é normalmente assistida por atividades de restauro - e a recuperação pode ser descrita como parcial ou plena. 

Rewilding: a reintrodução planeada de uma espécie vegetal ou animal, principalmente espécies-chave ou predadores de topo de cadeia alimentar (como os felinos de grande porte), num habitat do qual tenha desaparecido (devido à caça ou destruição de habitat) com o objectivo de aumentar a biodiversidade e restaurar as características iniciais do ecossistema.

 

Exemplo: Reintrodução de grandes herbívoros em áreas naturais para restaurar ciclos de nutrientes e dinâmica da vegetação

Os investigadores interessados em participar na Rede Portuguesa de Restauro Ecológico devem contactar as investigadoras Alice Nunes e Patrícia Rodríguez González através do email: reseco@speco.pt

A Rede Portuguesa de Restauro Ecológico é uma parceira da rede

SER Europa - Society for Ecological Restoration.

info@ser-europe.org

logo_ser-europe.png
Captura de Ecrã (306).png

Já está disponível o Portal do Restauro da Natureza, da responsabilidade do ICNF, onde serão apresentadas informações sobre a elaboração do Plano Nacional de Restauro da Natureza.

International Principles & Standards for the Practice of Ecological Restoration (2019)
Autores: Gann GD, McDonald T, Walder B, Aronson J, Nelson CR, Jonson J, Hallett JG, Eisenberg C, Guariguata MR, Liu J, Hua F, Echeverria C, Gonzales, EK, Shaw N, Decleer K, Dixon KW.  

 

Esta obra pioneira apresenta diretrizes atualizadas e ampliadas sobre a prática da restauração ecológica, esclarecendo seu escopo e as ações relacionadas ao restauro ambiental, com contribuições e reflexões de um grupo internacional e diverso de cientistas e profissionais atuantes na área. 

29.png
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn

(+351) 217 500 439

(chamada para a rede fixa nacional)

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Edifício C4, 1º Piso, Sala 4.1.32
1749-016 Lisboa

DivECO
SPECO
InvECO
ResECO

© 2025 SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia. Todos os direitos reservados.

bottom of page