
Pergunta a um Ecólogo
%20(4)_large.png)





É com muito gosto que tornamos a lançar o projecto.
Ao fim da experiência do ano transacto, o interesse e motivação de estudantes e professores justificam esta continuação e alargamento a mais escolas para este ano. Este é um projecto que estabelece uma ponte entre as escolas e os ecólogos, assente no espírito crítico, no estímulo à expressão escrita e na promoção de uma cidadania ambiental activa.
A SPECO reúne centenas de ecólogos dedicados aos mais variados domínios da Ecologia em centros de investigação de Norte a Sul do país e ilhas. É membro da European Ecological Federation (EEF) e membro fundador da Sociedade Ibérica de Ecologia (SIBECOL).
O PROJECTO
> público e âmbito
Envolto num espírito de promoção da literacia científica, o projecto pergunta a um ecólogo é dirigido a alunos do 3º ciclo do ensino básico e visa promover o seu envolvimento e participação em temas prementes da actualidade no domínio do ambiente e ecologia.
> conceito
Partindo de uma base de conhecimento fidedigna, o programa é construído a partir da ligação entre os alunos e cientistas (os ecólogos) do ecossistema nacional, filiados em unidades de investigação e desenvolvimento de todo o país, por via de cartas elaboradas em contexto escolar.
> benefícios sociais
A metodologia aplicada no projecto não só potencia a literacia científica, espírito crítico e cidadania activa dos alunos, alinhando-os com a realidade dos diferentes desafios que o planeta enfrenta, como promove uma aprendizagem em grupo com amplos benefícios sociais.
> incentivo à escrita
Paralelamente, incentiva à prática da escrita, enquanto forma de expressão pessoal, interação e comunicação, e condição para reforçar as próprias capacidades de leitura, ação patente no Quadro Estratégico do Plano Nacional de Leitura 2027.
OBJECTIVOS
1. curiosidade e raciocínio
Estimular a curiosidade das crianças e professores pelo mundo da investigação em ecologia, fazendo-as raciocinar acerca de questões cuja resposta desconhecem, e para as quais existe massa crítica em Portugal.
2. interacção e respeito
Estimular a participação em grupo e o respeito pela opinião dos outros.
Estimular a interacção entre disciplinas assegurando uma aprendizagem integrada.
3. comunicação de ciência
Tornar os cientistas (mais) conscientes da responsabilidade de partilhar o seu trabalho e saber tornar acessível o seu conhecimento.
como participar
CANDIDATURA - ALARGAMENTO DO PRAZO
O prazo de candidatura ao projecto no ano lectivo 2023-2024 foi alargado para 10 de Dezembro de 2023. Poderá inscrever-se através do preenchimento do formulário online e da submissão de uma carta de motivação redigida pelo/a docente proponente.
Majoração
Deve ser destacado o trabalho prévio com alunos na área do ambiente ou a intenção de começar com este projecto, e a vontade de prosseguir com esforços nas áreas da literacia científica e sensibilização ambiental.
AVALIAÇÃO DE CANDIDATURAS
Critérios
A avaliação das candidaturas terá por critério:
-
Pertinência perante a área de estudo e enquadramento nas actividades desenvolvidas (carta de motivação);
-
Distribuição geográfica, para valorização da participação em territórios com menor oferta;
-
Presença de Clube Ciência Viva no agrupamento ou escola;
-
Possibilidade de levar cientistas às escolas.
Júri
A avaliação das candidaturas será conduzida pela Sociedade Portuguesa de Ecologia e pela Direcção-Geral de Educação. A avaliação das candidaturas será conduzida pela Sociedade Portuguesa de Ecologia e pela Direcção-Geral de Educação.
METODOLOGIA DO PROJECTO
1. Apresentação online do projecto para os representantes das candidaturas seleccionadas.
2. Apresentação do projecto às turmas pelos/as professores/as e debate sobre temas prementes na área do ambiente.
3. (i) Trabalho em grupo para redacção das questões a colocar, (ii) seleção por parte do/a professor/a e (iii) envio das cartas.
4. Recepção das cartas pela SPECO e encaminhamento para o/a ecólogo/a seleccionado/a.
5. Recepção das cartas pela SPECO e encaminhamento das respostas para a escola.
6. Abertura das cartas e início do processo de avaliação.
CRONOGRAMA

