top of page

16ยบ Encontro Nacional de Ecologia

  • Foto do escritor: SPECO
    SPECO
  • 14 de mar. de 2025
  • 2 min de leitura

Ecologi@ | 8

O ENE decorreu em Lisboa, a 9-10 de Novembro, na Reitoria da Universidade de Lisboa. O tema โ€œBiodiversidade e Bem Estar Humanoโ€ pretendeu dar realce ร  ecologia como ciรชncia integradora, que procura elucidar as intricadas relaรงรตes entre seres vivos, o meio que os rodeia, e as funรงรตes que desempenham nos ecossistemas.ย 


Numa altura em que as sociedades sรฃo cada vez mais urbanas, que sentem e vivenciam o efeito das alteraรงรตes globais, que vivemos mais anos mas, ainda, com baixa qualidade de vida, procurou evidenciar-se como a abordagem ecolรณgica pode ser aplicada ao desenvolvimento de estratรฉgias de mitigaรงรฃo baseadas em soluรงรตes naturais. Estes foram temas bastante discutidos durante os dois dias de encontro, tendo para isso contribuรญdo tambรฉm a qualidade das comunicaรงรตes dos palestrantes convidados.


Os participantes foram, na sua maioria, jovens estudantes, mestres, doutorandos, doutores e investigadores de pรณs-doutoramento que usufruรญram de momentos de discussรฃo e deestabelecimento de colaboraรงรตes, com investigadores seniores que participaram. Sendo a ecologia uma ciรชncia em evoluรงรฃo, foi salutar verificar como รฉ capaz de atrair gente tรฃo jovem que colocou todo o seu entusiasmo e empenho durante estes dois dias. Embora tenham sido muitas as apresentaรงรตes orais, foram tambรฉm apresentados trabalhos sob a forma de painel. O incentivo a uma boa comunicaรงรฃo foi dado atravรฉs da eleiรงรฃo do melhor painel avaliado por investigadores seniores e por todos os participantes. Se a qualidade cientรญfica รฉ a mais importante e reconhecida num encontro cientรญfico como este, a comunicaรงรฃo dos dados obtidos รฉ tambรฉm um aspecto a valorizar e a promover. Foram por isso eleitos dois estudantes, um pela parte cientรญfica e modo criativo de apresentaรงรฃo de dados e outro pela forma atractiva com que mostrou o trabalho realizado.


Este encontro distinguiu-sede todos os outros por dois aspectos fundamentais. Primeiro, o lanรงamento da Sociedade Ibรฉrica de Ecologia, anunciada em conjunto pelos presidentes da Associaรงรฃo Espanhola de Ecologia Terrestre e da SPECO. Uma Sociedade Ibรฉrica de Ecologia รฉ um projecto que vem jรก de hรก longos anos de conversaรงรตes entre as duas sociedades de cada um dos lados da fronteira. Juntou-se a este grupo a Associaรงรฃo Ibรฉrica de Limnologia fundada hรก 11 anos. O grande objectivo รฉ o de relanรงar a Ecologia como ciรชncia, capaz de responder aos desafios regionais e globais que os dois paรญses enfrentam, e dese afirmar a nรญvel internacional.


O segundo momento chave foi a atribuiรงรฃo dos Prรฉmios de Doutoramento em Ecologia - Fundaรงรฃo Amadeu Dias, aos trรชs classificados com a apresentaรงรฃo do seu projecto. Este prรฉmio foi muito importante para a motivaรงรฃo dos estudantes para esta รกrea do saber, particularmente quando a estes encontros sรฃo tantos os jovens que se apresentam.


Este Encontro ofereceu a todos os participantes dois momentos culturais, que decorreram no dia 11de Novembro. Uma visita ร s exposiรงรตes patentes no Museu Nacional de Histรณria Natural e da Ciรชncia, guiada por Raquel Barata, biรณloga doutorada e tรฉcnica domuseu, que encantou e motivou os participantes que ali ocorreram. De tarde, foi a visita ร  exposiรงรฃo Attero guiada por Lara Seixo Rodrigues, que explicou com detalhe, como Bordalo deu vida a diferentes animais selvagens construรญdos a partir de desperdรญcios.

Logotipo da SPECO com assinatura
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn

(+351) 217 500 439

(chamada para a rede fixa nacional)

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Edifício C4, 1º Piso, Sala 4.1.32
1749-016 Lisboa

Logotipo da Rede DivECO
Logotipo da SPECO horizontal
Logotipo da Rede InvECO
Logotipo da Rede ResECO

© 2025 SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia. Todos os direitos reservados.

bottom of page