top of page
ecologi_4_5.JPG

Revista Ecologi@ - Número 8

capa_8_final.jpg

Ao fim de quatro anos de interregno, a revista Ecologi@ volta a sair para retomar o seu lugar: despretenciosa, mas segura, dando pequenos passos, mas convicta de que possa vir a atrair estudantes e investigadores seniores.

Ao contrário do que vinha a ser implementado não se pretende ter um tema especial em cada número a não ser que isso seja oportuno. Passa assim a ser uma revista da Sociedade Portuguesa de Ecologia apostada em divulgar os trabalhos científicos e outros de divulgação científica, que se fazem no âmbito da ecologia. Por Ecologia denomina-se todos os trabalhos com diferentes abordagens, desde a biologia molecular, com vista à compreensão da história evolutiva de uma espécie no ecossistema, ouao papel dos microorganismos no funcionamento dos ecossistemas, até ao estudo das espécies nos ecossistemas aquáticos ou terrestres e das suas cadeias tróficas. O efeito do homem nos ecossistemas naturais ou urbanos e suas consequências são também privilegiados.

A Ecologi@ tem, actualmente, uma periodicidade anual e a sua gestão é da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Ecologia. Pretende ser uma revista redigida em português, mas com artigos em inglês sempre que os autores o requeiram. Mas quer o resumo quer aslegendas das figuras e tabelas terão de ser nos dois idiomas. Não será adstrita aos Encontros de Ecologia mas poderá usufruir de alguns trabalhos ali apresentados. Está permanentemente aberta a receber novos contributos. Poderá contar com cinco secções distintas: Artigos Científicos, Artigos de Revisão, Artigos de Opinião, Resumos de Teses e Projectos e Entrevistas. A Revista fundamenta-se na submissão de documentos pela Sociedade Científica e Académica Portuguesa, e dos Países Lusófonos, envolvida na investigação e desenvolvimentos de projectos em Ecologia.

Foi constituído um novo corpo editorial já publicado que terá a responsabilidadede escrutinar todas as propostas que lhe cheguem para publicação. A eles expresso o meu agradecimento por acreditarem que esta é uma oportunidade para relançar uma revista que pode ocupar um lugar significativo na divulgação daciência ecológica. Este é um número de transição entre o passado recente (2014) e o presente (2018). Apesar de vir à estampa apenas em 2018 será um volume de 2017 com artigos que estavam pendentes de publicação desde há algum tempo, mas que nem por isso deixaram de ser alvo de revisão rigorosa. A todos os revisores, que em tempo record responderam ao meu pedido, quero expressar o meu profundo agradecimento pela compreensão e apoio que dedicaram a este projecto.

Maria Amélia Martins-Loução

Presidente da SPECO

Editora deste número

Dezembro 2017

29.png
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn

(+351) 217 500 439

(chamada para a rede fixa nacional)

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Edifício C4, 1º Piso, Sala 4.1.32
1749-016 Lisboa

DivECO
SPECO
InvECO
ResECO

© 2025 SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia. Todos os direitos reservados.

bottom of page