top of page
ENE 2024 Banner Wix.png

Actividade social
 
À semelhança dos outros anos, a SPECO oferece um pequeno programa social para os participantes poderem conhecer alguns locais ou actividades característicos da cidade que nos recebe.

Este ano, sendo no Porto, oferecemos a possibilidade de visitarem, de forma gratuita, o Jardim Botânico da Universidade do Porto e a Galeria da Biodiversidade localizada no mesmo local do Jardim. Serão visitas guiadas o que implica a necessidade de inscrição prévia no formulário.

Jardim Botânico - 24 Novembro | 14h30
Galeria da Biodiversidade - 24 Novembro | 15h30



Um convívio informal de recepção de Boas Vindas será oferecido a todos os participantes no dia 24 de Novembro pelas 18h30, no Instituto de Pernambuco, local onde é efectuado o registo de entrada e todo o ENE.


No seu programa social, o ENE oferece ainda a possibilidade de assistir a um conjunto de filmes inseridos no programa cultural do festival MARE - 9.ª Mostra Ambiental de Cinema do Recife que se realizará no Instituto Pernambuco Porto Brasil.























DOMINGO - 24/11

17h 

“Sekhdese", de Alice Gouveia e Graciela Guarani.

Sinopse: O longa-metragem é estruturado por depoimentos gravados entre 2018 e 2023 durante expedições por aldeias indígenas de Pernambuco e registros de manifestações na cidade de Brasília. Sekhdese significa “sabedoria” em Yathê, a língua do povo indígena Fulni-ô. Essa sabedoria é desvelada nos relatos de mulheres, que revelam um precioso empoderamento feminino e expõem as lutas pela terra, a cultura, o meio ambiente e o etnocídio do qual são vítimas pelas investidas das igrejas neopentecostais.


SEGUNDA 25/11

13h 

“Tempo de chuva”, de Nani Freire.

Sinopse: "Tempo de Chuva" é um filme sobre uma região conhecida como Igarapé do Capivara, que no passado já foi um grande garimpo e que hoje é a Floresta Nacional do Amapá, uma área protegida, que abriga muitas pessoas, famílias em comunidades, pessoas especiais como a matriarca Gloriaci Pantoja, mais conhecida em Porto Grande como dona Glorinha. extrativista e liderança social no território que fica entre o Rio Araguari e o Rio Amapari, passando o Rio Falsino, antes do Rosa, lá no Retiro Menino Jesus, no Alto Araguari. 
A retirada do açaí dentro da região do Igarapé do Capivara é hoje a atividade econômica que substituiu a extração desregulada do ouro nessa região, o que as famílias enfrentam é sem dúvida muito angustiante porque percebemos que a cadeia produtiva do açaí no Amapá ainda é um processo muito injusto.

19h20
“Mulheres na conservação”, de Paulina Chamorro e João Marco Rosa.

Sinopse: Mulheres na Conservação lança um olhar delicado e sensível sobre a vida e o trabalho de sete heroínas da luta ambiental. O documentário faz um recorte desse universo feminino que está à frente de ações e estudos sobre Conservação e Meio Ambiente no Brasil.


TERÇA 26/11

13h
“Marginal”, de Alex Miranda.

Sinopse: O documentário Marginal acompanha o ritmo frenético das marginais de São Paulo, apresentando as várias histórias que compõem este universo único entre o asfalto e os rios. Desde a famosa Marginal Tiête até a Marginal Pinheiros, as imagem fluem em meio à insanidade das grandes avenidas, refletindo uma inusitada forma de beleza.


ActividadeSocial_FestivalMARE.jpeg
bottom of page