top of page
  • Foto do escritorSPECO

Semana sobre Espécies Invasoras Portugal & Espanha #SEI2024

A Semana sobre Espécies Invasoras Portugal & Espanha #SEI2024 termina a sua 4ª edição com 391 actividades, 235 entidades envolvidas e mais de 4000 registos de espécies.

A Rede Portuguesa de Estudo e Gestão de Espécies Invasoras - Rede InvECO, a Plataforma INVASORAS.PT, os projectos LIFE COOP Cortaderia e LIFE INVASAQUA, e o Grupo de Especialistas en Invasiones Biológicas (GEIB) concluem a quarta edição da Semana sobre Espécies Invasoras: Portugal e Espanha (#SEI2024), que decorreu de 4 a 12 de Maio em vários locais de ambos os países, bem como através de actividades online.


A iniciativa, que tem como objetivo sensibiliza para a presença e problemas causados pelas espécies exóticas invasoras, teve início em Portugal em 2020. Desde então, tem sido progressivamente alargada a ambos os países, consolidando-se como um evento anual, em que o número e a variedade de entidades participantes e pessoas alcançadas em cada edição aumenta a cada ano, sendo 2024 o ano com maior participação alcançada até ao momento.


Neste edição, centros educativos, ONG, associações de estudantes, museus, centros de investigação e universidades, zoos e aquários, câmaras municipais e clubes desportivos, entre outros, uniram-se para divulgar o tema das invasões biológicas em Portugal e Espanha. No total, cerca de 235 entidades organizaram 391 actividades que estão reunidas numa plataforma comum.

Como novidade deste ano, os promotores da #SEI2024 desenvolveram uma série de materiais para facilitar a organização de actividades pelas entidades participantes, bem como o apoio à divulgação das mensagens e acções promovidas.


Adicionalmente, organizou-se um MACROBioblitz criada na plataforma iNaturalist/BioDiversity4All, que atingiu mais de 4.000 registos de espécies, e cuja duração foi estendida durante uma semana extra devido a novas actividades registadas na plataforma. Este número duplicou o número de avistamentos registados até então. Para orientar a organização das actividades no âmbito deste Bioblitz da biodiversidade insavora, foi criado um guia para apoiar as organizações e os indivíduos que aderiram a esta parte da iniciativa, disponível em português e castelhano.

Em termos de acções online, as redes sociais desempenharam um papel essencial na divulgação das mensagens da #SEI2024 e foram palco de divulgação de materiais específicos dedicados ao evento, destacando-se nesta edição uma série de vídeos que divulgaram as principais vias e vectores de entrada das espécies exóticas invasoras.


A #SEI2024 reforça assim o seu papel como evento anual de referência sobre as espécies invasoras em Espanha e Portugal, esperando-se que na edição de 2025 as entidades organizadoras continuem a somar esforços e conquistas para a proteção da biodiversidade autóctone e prevenção das invasões biológicas.


+ ecoinfo | speco.pt/inveco/sei


Saudações ecológicas.

39 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários


bottom of page