top of page
  • Foto do escritorSPECO

Lançamento da versão portuguesa da aplicação FITCount

Aplicação foi lançada no presente dia 4 de Março de 2024, no âmbito do projeto PolinizAÇÃO da polli.NET.



A SPECO, como associação membro da polli.NET - Rede Colaborativa para a Avaliação, Conservação e Valorização dos Polinizadores e da Polinização, tem o prazer de divulgar que no âmbito do projeto PolinizAÇÃO, o FLOWer Lab do Centre for Functional Ecology da Universidade de Coimbra traduziu, adaptou e lançou, no presente dia 4 de Março de 2024, a versão portuguesa da aplicação FITCount (Flower-Insect Timed Count).


Esta aplicação, desenvolvida para que qualquer cidadão possa participar na recolha de dados sobre insetos polinizadores, permite monitorizar interacções planta-polinizador durante períodos cronometrados de 10 minutos em qualquer local que tenha plantas em flor, desde jardins a bermas de estradas, desde que seja definida uma área de 50x50 cm. A recolha de dados pode também ser feita em qualquer altura do ano e hora do dia, desde que o tempo esteja seco e quente.


As informações recolhidas pela aplicação - como a localização, o tipo de habitat, o número e tipo de flor-alvo, as condições meteorológicas e a percentagem de flores no quadrado escolhido - ajudarão cientistas a interpretar os resultados obtidos pelos participantes, levando a uma melhor compreensão relativamente a este tipo de interacções.


A aplicação FITCount foi criada pelo UK Centre for Ecology and Hydrology, com desenvolvimento técnico pela Flumens no âmbito do Plano de Monitorização de Polinizadores do Reino Unido.



Saudações ecológicas.

59 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page