Aplicação foi lançada no presente dia 4 de Março de 2024, no âmbito do projeto PolinizAÇÃO da polli.NET.
A SPECO, como associação membro da polli.NET - Rede Colaborativa para a Avaliação, Conservação e Valorização dos Polinizadores e da Polinização, tem o prazer de divulgar que no âmbito do projeto PolinizAÇÃO, o FLOWer Lab do Centre for Functional Ecology da Universidade de Coimbra traduziu, adaptou e lançou, no presente dia 4 de Março de 2024, a versão portuguesa da aplicação FITCount (Flower-Insect Timed Count).
Esta aplicação, desenvolvida para que qualquer cidadão possa participar na recolha de dados sobre insetos polinizadores, permite monitorizar interacções planta-polinizador durante períodos cronometrados de 10 minutos em qualquer local que tenha plantas em flor, desde jardins a bermas de estradas, desde que seja definida uma área de 50x50 cm. A recolha de dados pode também ser feita em qualquer altura do ano e hora do dia, desde que o tempo esteja seco e quente.
As informações recolhidas pela aplicação - como a localização, o tipo de habitat, o número e tipo de flor-alvo, as condições meteorológicas e a percentagem de flores no quadrado escolhido - ajudarão cientistas a interpretar os resultados obtidos pelos participantes, levando a uma melhor compreensão relativamente a este tipo de interacções.
A aplicação FITCount foi criada pelo UK Centre for Ecology and Hydrology, com desenvolvimento técnico pela Flumens no âmbito do Plano de Monitorização de Polinizadores do Reino Unido.
+ ecoinfo | pollinet.pt/fitcount
Saudações ecológicas.
Comentarios